8.10.08

Primeira aproximação ao relato (Lc 4, 33 – 37)

Lc 4:33-37 33 E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demónio imundo, e exclamou em alta voz, 34 Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. 35 E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demónio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. 36 E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem? 37 E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca.

Este relato, presente no Evangelho de São Lucas, apresenta-nos Jesus no contexto da Sinagoga de Cafarnaum, a expulsar um Espírito Impuro.

Quanto ao narrador é implicado neste relato pois faz com que Jesus seja o personagem principal. Esta Voz que conta a História é também Omnisciente pois conhece toda a cena e conta também os comentários que as pessoas faziam entre si perante a Autoridade e o Poder que Jesus demonstra pelas suas acções. O narrador é exterior a toda a História pois relata-nos tudo na 3ª Pessoa.

Nenhum comentário: