13.10.08


ORAÇÃO DE JESUS EM GETSÉMANI (Mc 14, 32-42)

32Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: “Ficai aqui enquanto Eu vou orar.” 33Tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-se. 34E disse-lhes: “A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai.” 35Adiantando-se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse dele aquela hora. 36E dizia: “Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.”
37Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: “Simão, dormes? Nem uma hora pudeste vigiar! 38Vigiai e orai, para não cederdes à tentação; o espírito está cheio de ardor, mas a carne é débil.” 39Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras. 40E voltando de novo, encontrou-os a dormir, pois os seus olhos estavam pesados; e não sabiam que responder-lhe.
41Voltou pela terceira vez e disse-lhes: “Dormi agora e descansai! Pois bem, chegou a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pescadores.” 42Levantai-vos! Vamos! Eis que chega o que me vai entregar.”

Identificação do plano:

Grande Plano: (vv. 34); (v. 36); (v.39); (v.40).
Médio Plano: (vv. 33); (vv. 37-38).
Plano de Conjunto: (vv. 32); (v. 37); (v.41).


História das cenas:

1ªcena- (v. 32):“ 32Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto Eu vou orar.»”;

2ªcena- (vv. 33-36): “ 33Tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-se. 34E disse-lhes: «A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai.» 35Adiantando-se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse dele aquela hora. 36E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.»”;

3ªcena- (vv. 37-40): “37Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: “Simão, dormes? Nem uma hora pudeste vigiar! 38Vigiai e orai, para não cederdes à tentação; o espírito está cheio de ardor, mas a carne é débil.” 39Retirou-se de novo e orou, dizendo as mesmas palavras. 40E voltando de novo, encontrou-os a dormir, pois os seus olhos estavam pesados; e não sabiam que responder-lhe.”;

4ªcena- (vv. 41-42): “41Voltou pela terceira vez e disse-lhes: «Dormi agora e descansai! Pois bem, chegou a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pescadores. 42Levantai-vos! Vamos! Eis que chega o que me vai entregar.»”.

Nenhum comentário: