28.10.08

Três Prolepses e três analepses

Três Prolepses
1- Pregação de João Baptista, Mc, 1, 7-8
E proclamava: "Depois de mim vem o mais forte do que eu, de quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos tenho Baptizado com água. Ele, porém, vos baptizará no Espírito Santo".
2- Debate sobre o jejum, Mc,2, 18b-2o
"Porque os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e teus discípulos não jejuam? Jesus respondeu:Podem os amigos do noivo jejuar quando o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles não podem jejuar. Dias virão , porém, em que o noivo lhes será tirado ; e então jejuarão naquele dia.
3- Primeiro anúncio da Paixão, Mc, 8, 31-32
E começou a ensinar-lhes: O Filho do Homem deve sofrer muito, ser regeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar". Dizia isto abertamente. Pedro chamando-o de lado, começou a recriminá-lo.
Três Analepses
1- Discussão sobre as tradições judaicas Mc, 7, 6-7
Ele, então, disse-lhes: "Bem profetizou Isaias a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me prestam culto; as doutrinas que ensinam são mandamentos humanos.
2- Ressurreição dos mortos Mc, 12, 18a.26-27
Então foram até Ele alguns saduceus, os quais dizem não haver ressurreição.
Quanto aos mortos que hão de ressurgir, não lestes no livro de Moisés, no trecho sobre a sarça, como Deus lhe disse: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob"? Ora, Ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos. Errais muito"!
3- Cristo filho e Senhor de David, Mc 12, 35-37
E prosseguiu Jesus ensinando no Templo, dizendo: Como podem os escribas dizer que o Messias é filho deDavid? O próprio David disse, pelo Espírito Santo:
"O Senhor disse ao meu Senhor:
senta-te à minha direita
até que eu ponha os teus inimigos
debaixo dos teus pés".
O próprio David o chama Senhor; como pode então ser seu filho? E a numerosa multidão o escutava com prazer!

Nenhum comentário: