30.10.08

Resumo do Evangelho de Marcos em quase nenhumas palavras... :)

Podemos verificar que a vida de Jesus, em Marcos, é relatada numa gradação de sentido: vejamos o que acontece segundo o espaço e segundo os acontecimentos.
No que diz respeito ao espaço, a história começa com a pregação de João Baptista no Rio Jordão e desenvolve-se durante os primeiros nove capítulos na região da Galileia. Nesta região inicia a sua pregação, chama os seus primeiros discípulos e realiza alguns milagres. Fala-se de sítios concretos, mas sempre com pouca precisão. Vemos referências a Cafarnaum, às duas margens do lago, a Nazaré e às cidades em seu redor, aos territórios judaicos e aos territórios pagãos como Tiro e Sídon. Por fim, regressa e permanece incógnito em Cafarnaum. Os restantes capítulos, encaminham Jesus para Jerusalém, o lugar onde os momentos cruciais da história aconteceram. A começar no capítulo décimo, Jesus sobe a Jerusalém, onde desenvolve muito o seu ministério e onde se dá a Paixão, Morte e Ressurreição. Numa lógica circular, na Sua ascensão, Jesus manda que os discípulos se reagrupem na Galileia.
Segundo os acontecimentos, temos um primeiro momento fundamental, quando Jesus é baptizado por João Baptista e o céu se rasga por cima de si ouvindo-se uma voz que chama Jesus de “o meu Filho muito amado”. Marcos não tem medo de nos dar, logo no início, algumas pistas para a leitura do seu Evangelho. Só depois, entre os capítulos um e oito, nos dará a conhecer a pessoa de Jesus, pelos seus actos e palavras, porque os demónios o conhecem e são por ele silenciados, pela interrogação que causa nos que com ele se cruzam, mesmo os discípulos que se mostram incapazes de o compreenderem. Então, no meio do Evangelho aparece a chave de leitura, colocada na boca de Pedro: “Tu és o Cristo”. Este Evangelho joga muito bem com as transformações. Há sempre uma transformação: como foi com o espaço, agora é na forma como Jesus é olhado e no rumo que levará a sua vida. Ele mesmo anuncia por três vezes que há-de morrer e essa profecia acaba por cumprir-se em Jerusalém onde, depois de instituir a Eucaristia, é traído, preso, condenado e crucificado. Três dias depois, as mulheres encontram o sepulcro vazio. Jesus ressuscitou, também como havia dito.

Nenhum comentário: