10.10.08

PLANOS E CENAS DO EPISODIO: Mt 4, 1-11:Tentações no deserto

Planos do relato

Plano de conjunto: vs 1-2. “Então Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, para ser tentado pelo diabo. Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome”
Plano médio: vs. 3- 4. “Então, aproximando-se o tentador, disse-lhe: Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Mas Jesus respondeu: Esta escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Plano de conjunto: v. 5a. “Então o diabo o levou à Cidade Santa...”
Plano grande: vs. 5b-7.8a. “... e o colocou sobre o pináculo do Templo e disse-lhe: Se és Filho de Deus, atira-te para baixo, porque esta escrito: Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. Respondeu Jesus: Também esta escrito: Não tentaras ao Senhor teu Deus./ Tornou o diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto...”
Plano de conjunto: vs 8b-10. “E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor e disse-lhe: Tudo isto te darei, se prostrado, me adorares. Aí Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto”
Plano médio: v.11. “Com isso, o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e puseram-se a servi-lo”.

Cenas

Parece-me oportuno considerar que o episódio poderia dividir-se em 5 cenas:
1ª vs. 1-2. “Então Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, para ser tentado pelo diabo. Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome”
2ª vs. 3-4. “Então, aproximando-se o tentador, disse-lhe: Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Mas Jesus respondeu: Esta escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
3ª vs 5-7. “Então o diabo o levou à Cidade Santa e o colocou sobre o pináculo do Templo e disse-lhe: Se és Filho de Deus, atira-te para baixo, porque esta escrito: Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. Respondeu Jesus: Também esta escrito: Não tentaras ao Senhor teu Deus.
4ª vs 8-10. “Tornou o diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor e disse-lhe: Tudo isto te darei, se prostrado, me adorares. Aí Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto”
5ª v.11. “Com isso, o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e puseram-se a servi-lo”.

Nenhum comentário: