10.10.08

ANÁLISE DO EPISODIO: Mt 4, 1-11:Tentações no deserto

Tentações no deserto (Mt 4,1-11)

1 Então Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome. 3 Então, aproximando-se o tentador, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. 4 Mas Jesus respondeu: “Esta escrito:
Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”
5 Então o diabo o levou à Cidade Santa e o colocou sobre o pináculo do Templo 6 e disse-lhe: “Se és Filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito:
Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra.”
7 Respondeu Jesus: “Também esta escrito:
Não tentaras ao Senhor teu Deus.”
8 Tornou o diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor 9 e disse-lhe: “Tudo isto te darei, se prostrado, me adorares.” 10 Aí Jesus lhe disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto.”
11 Com isso, o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e puseram-se a servi-lo.


Resumo

Jesus é conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado por Satanás. No deserto e após 40 dias jejuando, o diabo tenta Jesus de três maneiras diferentes com o objectivo de conseguir que Jesus aceite as suas seduções mundanas acima do desígnio divino. Em todas elas Jesus vence respondendo ao diabo com passagens da escritura e com grande sabedoria. No fim das tentações o diabo abandona-o e é consolado pelos anjos.

Narrador

O narrador deste episódio é omnisciente; conhece o apelo do Espírito que leva Jesus ao deserto e o motivo pelo qual o faz, conhece o facto de Jesus estar jejuando, vê o diabo tentando Jesus, conhece as estratégias que o diabo utiliza e as respostas que Jesus lhe dá e vê no fim os anjos que lhe confortam terminada a prova.
É parcial porque a forma como apresenta o relato coloca em realce Jesus que com as suas respostas deixa o diabo sem argumentos mostrando que é mais forte e sábio do que ele, e é extradiagético pois conta a história sem se encontrar presente nela.

Delimitação do relato

Começo: O relato começa quando Jesus, impelido pelo Espírito, é conduzido ao deserto(v.1); o factor espaço é aqui importante para marcar uma ruptura com o anterior.

Fim: o relato termina quando as tentações acabam, a personagem incluída com Jesus no episódio, o diabo, sai de cena na história (v.11a), fechando a temática do relato: as tentações no deserto. No fim os anjos, personagens de simbólica completamente oposta a Satanás, auxiliam Jesus num sinal de que a luta terminou (v.11b). Na seguinte passagem Jesus muda de local o que dá pistas para saber que o que vem a seguir faz parte duma outra história.

Fios de continuidade: No episódio anterior se relata como Jesus é baptizado por João no Jordão, e investido pelo Espírito, este Espírito é o agente que impele Jesus a dirigir-se ao deserto marcando a continuidade com o episódio seguinte.
No seguinte episodio após as tentações é conhecido por Jesus que João fica preso fazendo-lhe saber com isto que chegou hora de assumir a missão de pregar o Reino dos Céus, o tempo de João acabou, deve inaugurar-se o tempo do Messias.

Descontinuidades: o factor espaço, Jesus muda de local no princípio do relato e no começo do seguinte episodio após as tentações. A personagem do diabo, marca também a ruptura com o anterior e quando sai de cena, com o que vem depois.

Nenhum comentário: