24.10.08

Evangelho segundo São Marcos

O Evangelho segundo São Marcos inicia-se com a preparação do ministério de Jesus (1, 1-13). João Baptista, que pregava no deserto um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados, empresta a sua voz para anunciar a chegada d’Aquele que viria baptizar no Espírito Santo. Numa teofania trinitária que revela o mistério de Jesus, este é baptizado pelo Baptista no Jordão. Depois disto segue para o deserto onde é tentado por Satanás.
Em seguida Jesus inicia o seu Ministério na Galileia (1,14-7,23). Jesus foi para a Galileia e proclamava o Evangelho convidando à conversão e à crença no mesmo Evangelho por Ele pregado. Para o ajudar Jesus chama os doze. Durante o seu ministério na Galileia Jesus realiza várias curas e expulsou inúmeros demónios. Jesus aborda, durante o seu ministério, temas importantes como o jejum e a questão do Sábado. Jesus vai, ainda, falar por meio de inúmeras parábolas àqueles que o acompanhavam.

Depois de Nazaré Jesus inicia um conjunto de viagens por Tiro, Sídon e a Decápole (7,24-10,52). Também durante esta sua viagem Jesus realiza inúmeros milagres e curas. A caminho de Cesareia é-nos dado a conhecer um pouco mais sobre quem é Jesus de Nazaré. Pedro confessa que Jesus é o Messias. Depois desta revelação Jesus começa a dizer aos Apóstolos que terá de sofer, ser rejeitado, morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Depois disto Jesus anuncia-lhes a sua Paixão por mais duas vezes ao longo da viagem até Jerusalém onde irá padecer. Explica-lhes, também, quais as condições para o seguir: negar-se a si mesmo, carregar a própria cruz e segui-Lo. A um grupo restrito, Pedro, Tiago e João, Jesus transfigura-se diante deles. Jesus prega o Reino de Deus para os pequeninos, pobres e despreendidos.

Seguindo caminho Jesus chega a Jerusalém e aí inicia novo Ministério (11,1-13,37). Jesus entra em Jerusalém aclamado como Rei. Durante o ministério em Jerusalém Jesus vai entrar em conflito com os doutores da Lei e os escribas e vai repudiar aqueles que vendiam à porta do Templo. Jesus vai continuar a ensinar por meio de inúmeras parábolas. No Monte das Oliveiras com os discípulos Jesus fala-lhes das perseguições que iram sofrer por causa do Seu nome, da vinda do Filho do Homem, bem como da destruição do Templo e sua restauração e da importância de estar atentos pois não se sabe quando irá chegar esse momento.

Por último deparamo-nos com a Paixão e Ressurreição de Jesus (14,1-16,20). Os sumos sacerdotes e os doutores da Lei procuravam motivos para acusarem Jesus de traição e o matarem. Judas vai entregar Jesus aos sumos sacerdotes confiando-lhes o lugar onde se encontrava Jesus. Enquanto Judas o traía, Jesus celebrava com os discípulos a sua Eucaristia. Depois de instituída a Eucaristia e já no Getsémani Jesus coloca-se em oração, preparando-se para se entregar pelos pecados da humanidade. Nisto chegam os guardas e Jesus é preso e levado ante o tribunal judaico, onde Se revela como Messias. Lá fora Pedro nega Jesus três vezes, tal como o Senhor o tinha previsto. Depois de ser manietado Jesus é conduzido a Pilatos que o condena à morte. Começa, então, a sua caminha em direcção ao Calvário: colocam-lhe uma coroa de espinhas, batem-lhe, fazem troça d’ Ele, Jesus carrega a cruz. Jesus é crucificado e morre. Depois de morto Jesus é levado por José de Arimateia e sepulta-o numa rocha. No dia seguinte umas mulheres dirigem-se ao sepulcro e o Senhor não está lá. Um jovem vestido de branco diz-lhes que Jesus tinha ressuscitado. E com medo fogem dali e não contaram a ninguém o sucedido. Jesus aparece a Maria Magdala e ela foi dizer aos que tinham sido seus companheiros. Mas estes não acreditaram. Jesus aparece, então, a dois deles. Foram contar aos outros, mas não acreditaram. Então, Jesus aparece aos Onze quando estavam à mesa e envia-os a anunciar o Evangelho por todo o mundo e a toda a criatura. Depois disto Jesus sobe aos Céus e os discípulos pregam por toda a parte, tendo o Senhor sempre com eles.

Nenhum comentário: