9.10.08


Transfiguração de Jesus no Evangelho de Marcos

Mc9,2 «Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, só a eles, a um monte elevado. E transfigurou-se diante deles. 3As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que lavadeira alguma da terra as poderia branquear assim. 4Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés, e ambos falavam com Ele. 5Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Mestre, bom é estarmos aqui; façamos três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e uma para Elias.» 6Não sabia que dizer, pois estavam assombrados. 7Formou-se, então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o Meu Filho muito amado. Escutai-O». 8De repente, olhando em redor, já não viram ninguém, a não ser só Jesus, com eles. 9Ao descerem do monte, ordenou-lhes que não contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. 10Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar dos mortos.»


Modalidades de acção:
Quem dirige acção neste macro relato é Jesus, porque é Ele que leva Pedro, Tiago e João para o monte. Apesar de Jesus não falar neste relato, Ele domina toda Sua acção na Sua Transfiguração.


Intriga:
Este micro relato é de uma intriga de acção e revelação, porque Jesus retira-se com os Discípulos para o monte, e aí revela-se em todo o Seu esplendor. Deus quando diz «Este é o Meu Filho muito amado. Escutai-O» eles ficam com a certeza de que Ele é o Messias, mas não entendem a ressurreição dos mortos.
Personagens:

As personagens neste relato são seis: Jesus, Pedro, Tiago, João, Elias e Moisés. Jesus é o sujeito e é uma personagem ‘redonda’, ou seja, principal, porque é aquela que é constituída por vários traços, que evolui, e que tem mais que um traço. As outras personagens são ‘planas’ ou secundárias. Elias e Moisés são personangens adjuvantes. e a ignorância das palavras de Pedro são o oponente.
A hierarquia que se estabelece entre eles é uma hierarquia de ‘cima para baixo’. Mas divido em duas partes esta hierarquia, a divina: a Voz que vem das nuvens, Jesus, Elias, Moisés ;e a humana: os Discípulos.
O protagonista é Jesus e os Discípulos são os secundários. O emissor é Deus e os destinatários são os Discípulos. O sujeito é Jesus e os objectos são os Discípulos.
O showing que o narrador constrói aqui é quando Jesus se transfigura. O telling que o narrador nos apresenta é o nome dos Discípulos, a fala de Pedro, o temor que sentiam e as dúvidas que tinham.
As transformações dos personagens no relato são diferentes, porque enquanto que Jesus revela-se, logo depois está igual o que era. O que muda é o comportamento dos Discípulos depois da Transfiguração. Pois viram algo que ninguém mais viu e sentiu, porque se era tão bom estar ali, imagino a sua admiração.
Neste relato aparecem Elias e Moisés, personagens do passado, que vêm dar o testemunho a Jesus, e a ‘voz’ de Deus é a prova de que Ele é o Filho de Deus


Focalização:
9,2 – externa 9,3 – externo 9,4 – externa
9,5 – externa 9,6 – grau zero 9,7 – externa
9,8 – externa 9,9 – externa 9,10 – grau zero

Enquadramento:
Temporal:
- ‘Seis dias depois’ (valor factual).

Espacial:
- Topográfico ‘monte elevado’

Os movimentos no espaço são a subida e descida do monte. A aproximação das personagens é próxima no princípio e no fim, só distancia-se na Transfiguração. A velocidade do relato é de uma cena, porque tem um ritmo normal de narração. O relato ensina ao leitor que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus e dá unidade entre o AT e a pessoa de Jesus.

Nenhum comentário: