10.10.08

Jesus e Belzebu (Lc 11, 14-23)- 14Jesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. 15*Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» 16*Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. 17Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa. 18Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. 19Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20*Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; 22*mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23*Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»

Esquema quinário sobre o Evangelho de hoje:

1. Situação inicial: (v. 14) 14Jesus estava a expulsar um demónio mudo.

2. Nó: (vv.15-16) “15*Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» 16*Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu.”

3. Acção transformadora: (vv. 17-23) “ 17Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa. 18Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. 19Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20*Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; 22*mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23*Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»”.

Neste relato podemos observar que não contém, na sua estrutura quinaria, o momento de Desenlace, pois o texto acaba com a acção transformadora de Jesus e não nos demonstra o efeito que causou à aqueles que acusavam Jesus de expulsar demónios pelo poder de Belzebu (v.15)“«É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» 16*Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu.”

4. Situação Final: (v. 14) “… Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada.”

Nenhum comentário: