13.10.08

ANÁLISE DO TEXTO:Lc. 19, 1-9

Zaqueu, o publicano

Texto

19, 1 E, Tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Resumo

Este relato bíblico fala sobre um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, o qual, tendo ouvido falar de Jesus de Nazaré, quer vê-lo. Quando percebe que ele se aproximava, procura vê-lo, mas, perante as dificuldades causadas pela multidão e ainda mais por causa da sua baixa estatura, sobe a um sicómoro. Ao chegar Jesus, este para, levanta os olhos para ele e convida-o a descer, dizendo-lhe que a graça da misericórdia de Deus naquele momento era destinada a ele. Zaqueu desce e, levado por uma grande alegria, diz que está disposto a devolver o quádruplo do que roubou. Aqueles que se encontravam ali ficaram a murmurar, porque Zaqueu era um pecador. Jesus respondeu em alta voz àqueles que murmuravam, dizendo que Deus veio para salvar o que estava perdido.

Análise do texto

Como podemos ver no versículo 1 do capítulo 19 de Lucas, há uma continuidade, mas descontínua, porque este início de episódio, apesar de ser outro, se poderia ligar ao versículo 35 do capítulo 18, porque neste, Jesus estava a caminho em direcção a esta cidade, enquanto no versículo 1, houve uma mudança, sendo que aqui entra na cidade.

Descrição do narrador

A partir do versículo 1 até ao versículo 6 do capítulo 19, o que podemos perceber é que este narrador é fiável, porque conta a história tal como foi verdadeiramente. Ao mesmo tempo, é um narrador extradiegético, porque fala em terceira pessoa, sendo que está fora da história contada, escrita. Em seguida, no versículo 7, podemos ver que também está implicado, porque fica calado para que se possa manifestar a glória de Jesus, descrita nos últimos versículos. No trecho seguinte, podemos encontrar uma continuidade, embora mude de género literário, porque o versículo 11 ainda se refere àqueles que assistiram à conversão de Zaqueu, mas a seguir, rapidamente, o narrador conta um outro episódio, uma parábola. Para além disso há também uma mudança em relação ao espaço, pois, no versículo 11 está descrito que estava perto de Jerusalém.

Descrição das limitações do relato

Em relação ao relato, neste trecho bíblico, o que mais parece estar presente são os critérios do espaço, dos personagens, da temática, enquanto muda, porque ligado ao trecho anterior (18,35-43) temos personagens, espaço e temática diferentes. Do mesmo modo, nos versículos seguintes encontramos uma mudança de personagen

Nenhum comentário: