13.10.08

Mt. 28, 1-8: O túmulo vazio. A mensagem do Anjo

Texto

28, 1 E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.
3 E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.
4 E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.
5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.
7 Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.
8 E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.


Resumo

O evangelista descreve nesse relato o primeiro anúncio da ressurreição de Jesus Cristo. Quando Maria Madalena e a outra Maria chegam ao sepulcro, encontram a pedra removida e o Anjo do Senhor sentado sobre ela. Este mostra às mulheres o túmulo vazio e anuncia-lhes que Jesus ressuscitou dos mortos. Finalmente, o Anjo envia as mulheres a anunciar aos discípulos que Jesus os precede na Galileia.



Descrição do narrador

O narrador é omnisciente, pois conta até as realidades que transcendem as possibilidades humanas, como a aparição de um Anjo. Tal omnisciência permite-lhe também de relatar os sentimentos das personagens: os guardas «tremeram de medo» e as mulheres estão «com medo e grande alegria».
O narrador é fiável, sendo que não quer enganar o leitor, mas conta uma história verdadeira. Ele é extradiegético, pois é exterior à própria história.



Critérios de delimitação

Segundo o critério temporal, existe uma descontinuidade entre o trecho em análise e o que o precede. No versículo 27, 62, com efeito, lemos: «no dia seguinte, um dia depois da Preparação», isto é, no Sábado. O anúncio do Anjo, por outro lado, acontece no «primeiro dia da semana» (28, 1). Tal descontinuidade resulta clara também pelo critério das personagens, que mudam ao passar do 27, 66 para o 28, 1. No entanto, os dois trechos não estão desligados entre si, sendo que o contexto espacial permanece o mesmo.
Relativamente ao relato que segue o trecho em análise, não se encontra nenhuma descontinuidade de tipo temporal, embora os outros critérios parecem mostrar que haja um salto. Em 28, 1-8 as mulheres recebem o anúncio do Anjo, enquanto, no trecho seguinte, elas encontram o próprio Jesus ressuscitado. As duas traduções utilizadas para este trabalho fizeram escolhas diferentes de delimitação dos micro-relatos: num caso os dois trechos formam um só micro-relato, sob o título de A ressurreição de Cristo, e no outro constituem dois relatos separados, com títulos diferentes.

Nenhum comentário: