10.10.08

Esquema quinário em Mc 2, 1-12: Cura de um paralítico

Mc 2, 1-12: Cura de um paralítico

1Entrando de novo em Cafarnaum, depois de alguns dias souberam que ele estava em casa. 2E tantos foram os que se aglomeraram, que já não havia lugar nem à porta E anunciava-lhes a Palavra. 3Vieram trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens.4E como não pudessem aproximar-se por causa da multidão, abriram o teto à altura do lugar onde ele se encontrava e, tendo feito um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.5Jesus, vendo a sua fé, disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.”6Ora, alguns dos escribas que lá estavam sentados, reflectiam em seus corações: 7 “Por que está falando assim? Ele blasfema! Quem pode perdoar pecados a não ser Deus?.”
8Jesus imediatamente percebeu em seu espírito o que pensavam em seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações?9O que é mais fácil dizer ao paralítico: Os teus pecados estão perdoados, ou dizer: Levanta-te toma o teu leito e anda?10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, 11eu te ordeno – disse ao paralítico - levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.”
12O paralítico levantou-se e, imediatamente, carregando o leito, saiu diante de todos, de sorte que ficaram admirados e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos coisa igual!”

a) Situação inicial: vs.1-2. “Entrando de novo em Cafarnaum, depois de alguns dias souberam que ele estava em casa. E tantos foram os que se aglomeraram, que já não havia lugar nem à porta. E anunciava-lhes a Palavra.”

b) Nó: vs.3-4. “Vieram trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. E como não pudessem aproximar-se por causa da multidão, abriram o teto à altura do lugar onde ele se encontrava e, tendo feito um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.

c) Acção transformadora: v.5. “Jesus, vendo a sua fé, disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.”

b’) vs.6-7. “Ora, alguns dos escribas que lá estavam sentados, reflectiam em seus corações: Por que está falando assim? Ele blasfema! Quem pode perdoar pecados a não ser Deus?.”

c') vs.8-11. “Jesus imediatamente percebeu em seu espírito o que pensavam em seu íntimo, e disse: Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil dizer ao paralítico: Os teus pecados estão perdoados, ou dizer: Levanta-te toma o teu leito e anda? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra, eu te ordeno – disse ao paralítico - levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.

d) Desenlace: v.12a. “O paralítico levantou-se e, imediatamente, carregando o leito, saiu diante de todos,…”

e) Situação final: v.12b. “…de sorte que ficaram admirados e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa igual!”

Nenhum comentário: