23.10.08

Resumo do Evangelho de Marcos

Resumo do Evangelho de Marcos


No evangelho de Marcos podemos distinguir seis grandes secções. Na primeira, o autor relata a preparação do ministério de Jesus (1, 1-13). Logo na primeira frase, Marcos apresenta Jesus com dois títulos: “Cristo” e “Filho de Deus”. A seguir é descrita a pregação de João Baptista (1, 1-8). Depois aparece Jesus, que se faz baptizar no Rio Jordão, e do qual a voz divina afirma: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus toda a minha complacência» (1, 11). Logo, Marcos passa a relatar as tentações no deserto, de forma muito breve (1, 12-13).
A segunda parte apresenta o ministério de Jesus (1, 14-6, 6). A partir de agora, Jesus proclama que o Reino de Deus está próximo (1, 14-15). Aparece, então, a primeira cena em que Jesus é posto em relação com pessoas: trata-se do chamamento dos quatro primeiros discípulos (1, 16-20). Seguidamente, Jesus, acompanhado pelos quatro, entra em Cafarnaum (1, 21-39), cidade situada junto ao lago de Genesaré, e que constitui o centro da actividade do nazareno, por toda a Galileia. O poder de Jesus manifesta-se em todo o espaço: na sinagoga, na casa, na porta da cidade. As curas e os milagres de Jesus, a sua pregação e o ensinamento em parábolas, provocam a adesão das multidões. Mas Jesus, muito prudentemente, evita qualquer tipo de messianismo temporal. Marcos constrói um contraste, uma tensão, entre a popularidade de Jesus e a ordem de guardar o segredo. Apesar disso, esta popularidade provoca a inveja dos fariseus e dos herodianos. Por isso, e pela rejeição dos da sua pátria, Nazaré, Jesus parte para anunciar o evangelho pelas regiões limítrofes (6, 6).
Chegámos, assim, à terceira secção, caracterizada pelas viagens de Jesus com os seus Apóstolos (6, 6-9, 50). Jesus Cristo, a partir de agora, inicia os Doze na missão evangélica, enviando-os para o norte e depois para o oriente, fora da Galileia. Ali se dá a primeira multiplicação dos pães e outros milagres. Quando os discípulos regressam da missão, Jesus convida-os a descansar num lugar tranquilo, e, na margem do lago de Genesaré, realiza a segunda multiplicação dos pães. Os fariseus, no entretanto, não deixam de pô-lo à prova. Em 8, 27-30 encontramos um acontecimento muito importante, quando Pedro, em Cesareia de Filipe, faz a confissão de fé, reconhecendo a divindade de Jesus. Logo a seguir, porém, o Senhor prediz, pela primeira vez, a sua paixão. Começa, assim, a preparar os discípulos ao mistério pascal, embora eles ainda não podem compreender. Emblemática é, neste sentido, a resposta de Jesus a Pedro: «Afasta-te de mim, Satanás, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens!». A seguir, Jesus ensina à multidão e aos discípulos quais são as condições para ir atrás dele, no caminho que leva à cruz. Chegamos, então, ao relato da Transfiguração, no qual Marcos vê a manifestação do Messias em toda a sua glória. Descendo da montanha e regressando à Galileia, Jesus opera a cura do epiléptico endemoninhado.
Passamos agora à quarta etapa, em que Jesus está a caminho da Judeia e de Jerusalém (10, 1-12, 44). Encontra-se aqui uma série de ensinamentos sobre os problemas ad vida cristã, sempre em coerência com o caminho pascal: o matrimónio é, assim, apresentado com carácter indissolúvel. Marcos, depois, dá uma lição de humildade, ensinando que há que se tornar pequeno como uma criança para entrar no Reino dos Céus. Seguidamente é tratado o problema das riquezas, explicando que é preciso renunciar aos bens para seguir Jesus, não sendo suficiente o cumprimento da Lei. Jesus começa a insistir na dificuldade de entrar no Reino. O homem é incapaz, pelas suas forças, de chegar até aí; só pode acolher a salvação, como dom divino.
Na quinta secção, o Senhor pronuncia o discurso escatológico (13, 1-37), no qual prediz a destruição de Jerusalém e exorta à vigilância.
Finalmente, o evangelho acaba com a paixão, morte e ressurreição de Jesus (14, 1-16, 20). O Sinédrio decide de matar Jesus; Judas entrega-o aos chefes dos sacerdotes. Na Ultima Ceia o Senhor institui a Eucaristia. No Getsêmani Jesus se prepara, em oração, à vinda dos chefes dos sacerdotes, que o levam ao Sinédrio, para ser interrogado. Em 15, 16-47 desenvolve-se o quadro via sacra, crucifixão e morte, e sepultura. Finalmente, o Anjo aparece às mulheres anunciando-lhes a ressurreição do Senhor.

Nenhum comentário: