24.10.08

Resumo do Evangelho de São Marcos

O Evangelho de São Marcos, em linhas gerais, convida o leitor a caminhar com Jesus desde a Galileia até Jerusalém.

Este caminho é marcado por vários conflitos com as Autoridades Judaicas, pelas dúvidas e incompreensões dos Discípulos, pelo triunfo e pelo fracasso.

A preparação desta peregrinação começa com o Baptismo de Jesus por João Batista. Jesus inaugura o seu Ministério na Galileia onde chama os primeiros discípulos, fazendo deles, pescadores de Homens.

Percorrendo as aldeias e povoados da Galileia, Jesus faz algumas curas mostrando a Sua Autoridade e o Seu poder. As pessoas, ao verem Jesus e tudo o que Ele fazia, O aclamavam como o “Filho de Deus” embora Jesus não quisesse que isso se tornasse público. Uma constante neste caminho é o conflito com as instituições Judaicas pois a Mensagem de Jesus colidia com as Leis e costumes judaicos.

Na Galileia, Jesus continua a fazer variadas curas e milagres, chama os Doze dando-lhes indicações práticas sobre a sua missão.

Mas este caminho não se detém na Galileia, Jesus necessita de chegar ao Seu derradeiro destino, à Sua meta. No caminho com os Discípulos escolhidos por Ele, Jesus ensina-os através dos variados Milagres, e dos diálogos, mas os Discípulos para compreender realmente o que Jesus dizia, necessitavam de viver os acontecimentos que iriam acontecer em Jerusalém.

Jesus, entrando na Cidade Santa de David, é aclamado como o Verdadeiro Messias, como a Única e Verdadeira Esperança para todo o povo.

No entanto, em Jerusalém, a Autoridade da Sua Palavra choca com as Autoridades Judaicas, com o Templo, com o Império Romano. Era a altura da Festa da Páscoa que Jesus celebrou com os Discípulos. E inicia-se toda a Paixão de Jesus. A entrega de Jesus por Judas, os Discípulos que adormecem no Getsémani não compreendendo o que Jesus estaria a passar, Jesus perante o Sinédrio e perante Pilatos.

“O Rei dos Judeus” – esta foi a causa da sua condenação. Um dos momentos centrais de todo o Evangelho é a Morte de Jesus, junto da Sua cruz encontrava-se um Centurião Romano, um Pagão que perante a Morte de Jesus, revela o segredo que Jesus procurou guardar em todo o este caminho ao afirmar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus.

Após o sepultamento de Jesus, ao chegar o primeiro dia da semana, vemos o verdadeiro triunfo deste caminho: Jesus ressuscita aparecendo a Maria de Magdala, a dois Discípulos e por fim, ao Onze Discípulos. Jesus foi arrebatado ao céu e os Discípulos anunciaram a Palavra e a Vida de Jesus.

Nenhum comentário: