13.10.08

Mc. 10, 46-52: O cego à saída de Jericó

Texto

46Chegaram à Jericó. Ao sair de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, o cego Bartimeu, filho de Timeu. 47Quando percebeu que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: «Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!». 48E muitos o repreendiam para que se calasse. Ele, porém, gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!». 49Detendo-se, Jesus disse: «Chamai-o!». Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem! Ele te chama. Levanta-te». 50Deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe disse: «Que queres que eu te faça?». O cego respondeu: «Rabbúni! Que eu possa ver novamente!». 52Jesus lhe disse: «Vai, a tua fé te salvou». No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho.


Análise dos planos

v. 46: Plano de conjunto;
v. 47: Grande plano;
v. 48: Plano de conjunto;
v. 49: Médio plano;
v. 50: Grande plano;
vv. 51-52: Médio plano.




Divisão em cenas

46Chegaram a Jericó.

Ao sair de Jericó com os seus discípulos e grande multidão, estava sentado à beira do caminho, mendigando, o cego Bartimeu, filho de Timeu.

47Quando percebeu que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: «Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!». 48E muitos o repreendiam para que se calasse. Ele, porém, gritava mais ainda: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!».

49Detendo-se, Jesus disse: «Chamai-o!». Chamaram o cego, dizendo-lhe: «Coragem! Ele te chama. Levanta-te». 50Deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus.

51Então Jesus lhe disse: «Que queres que eu te faça?». O cego respondeu: «Rabbúni! Que eu possa ver novamente!». 52Jesus lhe disse: «Vai, a tua fé te salvou». No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho.

Nenhum comentário: