24.10.08

Resumo do Evangelho de São Marcos.

Para compreender melhor este Evangelho podemos dividi-lo em cinco partes (a mesma divisão usada pela Bíblia dos capuchinhos):
A primeira parte é a preparação do ministério de Jesus. O evangelista começa por dizer que Jesus, filho de Deus, foi aquele que o profeta Isaías anunciou. De seguida apresenta João Baptista. Refere o Evangelista que João Baptista estava a baptizar quando vem Jesus para ser baptizado. Enquanto João baptizava Jesus eis que desce o espírito santo em forma de pomba. E ouviu-se uma voz que dizia: “este é o meu Filho muito amado”. Esta primeira parte termina com a ida de Jesus para o deserto, onde é tentado pelo demónio. Esta primeira parte vai desde Mc 1, 1-13.
A Segunda parte começa com o inicio do ministério de Jesus na Galileia. Esta Segunda parte começa logo com o chamamento dos discípulos. Passando junto ao mar da Galileia Jesus chama a si alguns para o seguir. Estes deixando tudo seguiram-no. Após o chamamento Jesus começa a ensinar (Mc 1, 21-22) e a curar (Mc 1, 23-28) todos aqueles que necessitavam de médico. Saindo da Sinagoga Jesus cura a sogra de Pedro e após curar retira-se para orar. Todos estes acontecimentos dão-se na Galileia. Após as curas, Jesus começa a ensinar a importância do jejum e do Sábado. Ora é neste contexto que os doutores da lei começam a acusar Jesus. A partir daqui Jesus começa a ensinar através de parábolas. Esta Segunda parte termina com Jesus a perguntar aos fariseus e aos doutores da lei se é mais importante nos prendermos com a tradição ou é fazer a vontade de Deus. Esta segunda parte começa em Mc 1, 14 e termina em Mc 7, 23.
Na terceira parte vamos encontrar as viagens de Jesus por Tiro, Sídon e Decápole. Durante toda esta viagem Jesus continua a curar (Mc 7, 24-34), faz milagres (Mc 8, 1-10) e desafia fariseus e doutores da lei (Mc 8, 11-21). Nesta parte Pedro faz uma confissão de fé, reconhecendo Jesus como Filho de Deus. Em seguida Jesus anuncia a sua paixão. Esta é a primeira das três que acontecem nesta parte do Evangelho de Marcos. É oportuno realçar ainda que em Mc 9, 2-10, Jesus transfigura-se diante de Pedro, Tiago e João num monte elevado. Esta terceira parte termina mais uma vez com um milagre – desta vez a um cego em Jericó. Esta terceira parte começa no cap. 7, 24 e termina em 10, 52.
Na quarta parte Jesus chega a Jerusalém (Mc 11,1 - Mc 13, 37). O Evangelista começa por referir a entrada messiânica de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho e com o povo a aclama-lo. Já na cidade Jesus zanga-se com aqueles que vendiam dentro do templo, dizendo que o templo não é lugar para vender. Depois é questionado pelos sumos sacerdotes, doutores da lei e anciãos acerca da sua autoridade. Como resposta Jesus recorre uma vez mais a parábolas. De saída do templo Jesus anuncia a sua destruição. Já no Monte das Oliveiras Jesus diz aos discípulos que estes serão perseguidos, Jerusalém será destruída e que o Filho do Homem virá de novo.
Nesta quinta e ultima parte (Mc 14, 1 – Mc 16, 20) o Evangelista começa por “escrever” a conspiração dos judeus a Jesus. De Seguida encontramos Jesus em Betânia na casa de Simão o Leproso. É nesta casa que Jesus é ungido por uma mulher. Depois deste micro-relato começamos a entrar nos relatos da paixão propriamente ditos. É iniciado com a traição de Judas, depois temos a preparação da Ceia e a instituição da eucaristia. É nesta ocasião que Jesus refere que alguém o vai trair e que Pedro o vai negar três vezes. Após a Ceia Jesus retira-se para o Getsemani, onde fica em oração. É nesta ocasião que aparece Judas juntamente com os guardas para prender Jesus. Estes levam Jesus até ao sinédrio. Diante de Jesus o sumo sacerdote pergunta-lhe: “És Tu o Messias, o Filho do Deus Bendito?» Jesus respondeu: «Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vir sobre as nuvens do céu.»”. Ouvindo isto todos o Julgaram réu de morte. Enquanto Jesus é julgado, Pedro no pátio nega-o três vezes. Como os Judeus não podiam condena-lo, visto que estavam sob jurisdição dos romanos, levam-no até Pilatos para que este o condenasse como réu de morte. Querendo Pilatos agradar os Judeus solta Barrabás e condena Jesus à morte. É então lhe posto uma coroa de espinhos e de seguida é levado ao calvário. Jesus é então crucificado e morre na cruz. Depois de pedir o corpo de Jesus a Pilatos, José de Arimateia leva o seu corpo a sepultar. No dia seguinte algumas mulheres dirigiram-se ao sepulcro. Ao chegarem não encontram o corpo de Jesus, mas um jovem vestido de branco que lhes diz que Jesus ressuscitou. Com medo e temor elas fogem. Depois destes acontecimentos Jesus aparece a Maria Madalena e a dois discípulos, até finalmente aparecer aos onze. A estes, Jesus pede que anunciem o evangelho a todo o mundo. Após falar, sobe aos céus.

Nenhum comentário: