23.10.08

Resumo do Evangelho de San Marco

Resumo do Evangelho de San Marco.

Assim como os outros evangelistas, também San Marco apresenta-nos o Filho de Deus, Jesus Cristo, e os seus primeiros perseguidores como primeiro modelo da Igreja. Este evangelho é considerado o mais corto, muitos historiadores e exegetas dividem o evangelho em duas partes complementarias. Na primeira ajuda-nos a entender quem é Jesus de Nazaré (1, 2-9,10) por meio da professão de fé de Pedro (8, 29) descobrimos Cristo como rei do povo eleito de Deus.

A segunda parte (9,14-16,8) fala da morte de Jesus. Mas a sua ressurreição leva o centurião (15,39) a proclamar a filiação divina de Jesus. Aparece uma cristología simples e acessível mas bem construída. Marcos revela de maneira particular a humanidade de Jesus. A realeza de Jesus é caracterizada pela missão do servo de Deus que ensinará o direito as nações. Estas duas temáticas iram a caracterizar toda a primeira parte do evangelho. Jesus receberá o Espírito sendo o Cristo por excelência. Cristo se encontrará a lutar contra Satanás, o príncipe do mundo para poder estabelecer a sua própria realeza desde a manha do baptismo onde recebera o Espírito Santo (1, 10). Marcos encerrando este prólogo descreve o mistério de Jesus que proclamará o evangelho da Boa Nova, anunciando a proximidade do Reino de Deus (1, 14-15).
Mas a causa do fracasso da sua morte, como descreve o evangelho, se tornará difícil persuadir. No capítulo 1, 21-39 é descrita uma clássica jornada de Jesus em Cafarnaum, onde ensina na sinagoga. Como rei expulsa os espíritos impuros.

Outro aspecto importante da sua missão é curar os espíritos mãos (1, 32-34) que ajuda a descobrir pouco a pouco o mistério da verdadeira identidade de Jesus deixando admirações. Em 2,1. 3,6 está apresentado um primei grupo de pessoas que no confia Nele: escribas e fariseus, que querem tirar-lhe a vida.

Em 3,35 aparecem outros dois grupos de personagens: os primeiros doze discípulos aos quais dará os mesmos seus poderes e os seus próximos que olham para Jesus como um iluminado (3, 20-21), aos quais Jesus dirá que aqueles que fazem a vontade de Deus são os verdadeiros parentes (3, 31-35).

Marcos explicará que o ensinamento de Cristo haverá sob forma de parábolas, daqueles encontramos zinco exemplos (4,3-34). Do mesmo modo encontramos 4 milagres: nos versículos 4, 35-41 a tempestade acalmada; nos versículos 5, 1-20 o exorcismo do possesso da filha de Gerasa. No versículo 5, 21-43 encontramos a ressurreição da filha de Jairo como também o relato da cura da hemorroíssa. Estas manifestações serão fundamentais para mostrar o grupo dos verdadeiros discípulos em oposição à falta de fé dos próximos de Jesus (6, 1-5). No versículo 6, 17-20 Marcos põe em relevo a figura de Heródes respeito de Jesus. Em seguido nos versículos 6, 21-29 decapitação de João Batista.

A multiplicação dos pães e a tempestade acalmada estão fortemente ligadas a cura dos doentes e o ensinamento as multidões (6,35-56). Apesar disto Marcos põe em relevo a incompreensão por parte dos discípulos.

Em 7, 1-8,9 abre-se uma realidade nova: o evangelho levado aos pagãos considerados impuros pelos judeus. Cristo combate as acusações dos fariseus afirmando que Deus olha as intenções do homem e que o mais importante é a pureza do coração (7, 1-23).

Na segunda multiplicação dos pães descobrimos o convite de Jesus ao banquete messiânico feito aos gentios. Isto quer dizer que os pagãos serão chamados a salvação.

A segunda parte do evangelho resulta no estar bem estruturada. Temos dois temas centrais: por um lado Jesus que poderá reinar só passando pela morte; por outro lado as condições requeridas para entrar no reino de Deus. No anunciar a sua Paixão e Ressurreição, Cristo de identifica como Filho do homem que será perseguido. Em toda esta segunda parte do evangelho aparecem as características de Jesus por meio do ensinamento e as curas. É muito importantes também os aspectos morais que aparecem (10,2-12), como também fundamental atitude necessária para poder aceder ao Reino de Deus (10,13-16).

Marcos mais do que dos seus discursos serve-se dos milagres de Jesus para poder mostrar que sobre o mal é o bem quem ganha, deixando-se descobrir a sua verdadeira identidade.
Concluindo, este evangelho é certamente o evangelho onde qualquer verdadeiro cristão se poderá sentir bem retratado.

Nenhum comentário: