13.10.08

A Transfiguração, Lc,9, 28-36

Mais ou menos oito dias depois dessas palavras, tomando consigo a Pedro,João e Tiago, Ele subiu à montanha para orar.Enquanto orava, o aspecto do seu rosto se alterou, suas vestes tonaram-se de fulgurante brancura. E eis que dois homens conversavam com Ele: eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, favam de sua partida que iria consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam pesados de sono. Ao despertarem, viram a sua glória e os dois homens que estavam com Ele. E quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui; façamos aqui três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias", mas sem saber o que dizia. Ainda falava, quando uma nuvem desceu e os cobriu com a sua sombra; e ao entrarem eles na nuvem, os discípuls se atemorisaram. Da nuvem, porém, veio uma voz dizendo: "Este é o meu filho, o Eleito; ouvi-o". Ao ressoar essa voz, Jesus ficou sozinho. Os discípulos mantiveram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto.
3-A intriga ou trama deste texto, é exactamente: "A Transfiguração de Jesus".
A estrutura quinária abranje as partes seguintes:
a) a situação inicial consta do, v,28: Mais ou menos oito dias depois dessa palavras, tomando consigo Pedro, João e Tiago, Ele subiu à montanha para orar.
b) o nó da situação está nos, vs,29-31: Enquanto orava, o aspecto do seu rosto se alterou, suas vestes tornaram-se de fulgurante brancura. E eis que dois homens conversavam com Ele. eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, falavam da sua partida que iria consumar-se em Jerusalém.
c) a acção transformadora também se situa nos vs anteriores, 29-31.
d) o desenlace está nos vs,34,35: Ainda falava, quando uma nuvem desceu e os cobriu com a sua sombra: e ao entrarem eles na nuvem, os discípulos se atemorisaram. Da nuvem, porém veio uma voz dizendo: "Este é meu Filho, o Eleito; ouvi-o".
e) a situação final é o v,36. ao ressoar essa voz, Jesus ficou sozinho. Os discípulos mantiveram silêncio e, naqueles dias a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto.
Das modalidades da acção, referimos, como significativas, as seguintes:
Poder fazer e querer fazer: a própria Transfiguração como algo por um lado só possível com o Filho de Deus e por outro a companhia de Moisés e Elias como duas figuras marcantes do A.T. que vieram conversar com Jesus demonstrando a ressurreição dos mortos para que os discípulos acreditassem.
O saber fazer só possível a Deus com o v,35: Da nuvem,porém veio uma voz dizendo: "Este é o meu Filho o Eleito; ouvi-o.
A intriga é de revelação

Nenhum comentário: