10.10.08





Oração de Jesus em Getsémani (Mc 14, 32-42):


O narrador:

O narrador pode estar dentro da história (intradiegético/homodiegético) ou estar fora da história (heterodiegético/extradiegético). Marcos é um narrador heterodiegético, pois está fora da história (extradiegético), fala em terceira pessoa. Além disso, o narrador de Marcos é omnisciente.
O narrador heterodiegético é um narrador invisível (tem um conhecimento total e absoluto), porque se confunde com a história. O narrador como que se apaga aos olhos do leitor para dar mais valor à história, embora seja ele sempre a determinar a história, passando um determinado ponto de vista acerca de Jesus e sua missão. Quando o narrador se apaga, o leitor tem a sensação de que está dentro da história.
O narrador de Marcos é também omnisciente. Ele conhece a história, pois sabe das coisas que aconteceram antes e pode antecipar o que vai acontecer no futuro da história. Ele está fora e dentro dos personagens: sabemos o que eles pensam. Como é um narrador omnisciente, ele dá uma vantagem ao leitor; este tem uma posição de prevalência sobre os discípulos e outros personagens. O leitor tem pois, um ponto de vista transcendente sobre a história que está a ser contada.

Nenhum comentário: