10.10.08

2. Limites do Texto: Mc 6, 34-44.

Jesus alimenta cinco mil pessoas (Mc 6, 34-44) - 34Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas. 35A hora já ia muito adiantada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: «O lugar é deserto e a hora vai adiantada. 36Manda-os embora, para irem aos campos e aldeias comprar de comer.» 37Jesus respondeu: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?» 38Mas Ele perguntou: «Quantos pães tendes? Ide ver.» Depois de se informarem, responderam: «Cinco pães e dois peixes.» 39Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verde. 40E sentaram-se, por grupos de cem e cinquenta. 41Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. 42Comeram até ficarem saciados. 43E havia ainda doze cestos com os bocados de pão e os restos de peixe. 44Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens.

Delimitação do relato:

Neste micro-relato encontramos algumas alguma características que ajudam a delimitar: Quanto ao tema é claramente a multiplicação. A primeira característica que encontramos neste micro-relato é espacial. Começa o narrador: “Ao desembarcar”. Significa que no micro-relato anterior, Jesus tinha entrado num barco. De facto em Mc 6, 32 o narrador refere que Jesus tinha entrado num barco com os apóstolos. A segunda característica presente neste texto é temporal. Refere o evangelista: “A hora já ia muito adiantada…”. A terceira característica presente são as personagens: Começamos por Jesus a desembarcar, depois apresenta-nos a multidão, de seguida apresenta os discípulos, e por fim apresenta-os a todos, isto é, na altura em que estão a distribuir os pães e os peixes pelos grupos. Neste relato é curioso observar que a única personagem não colectiva é de facto Jesus, as restantes são sempre descritas no colectivo. Por exemplo: “quando os discípulos se aproximaram…” e “Jesus viu uma grande multidão…”.
Por fim quanto ao género literário presente neste texto podemos afirmar que é um milagre, mais concretamente o milagre da multiplicação. Este será procedido de um outro milagre. Assim, tal como tinha acontecido no relato anterior, este relato será a continuação de um outro que começará no versículo 45.

Quadros:

Este relato encontra-se dividido em quatro cenas: a primeira é somente o v.34 (Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas). Aqui observamos Jesus a chegar e a ver a multidão à sua espera.
A segunda cena começa no v.35 até ao v.38 (A hora já ia muito adiantada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: «O lugar é deserto e a hora vai adiantada. Manda-os embora, para irem aos campos e aldeias comprar de comer.» Jesus respondeu: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?» Mas Ele perguntou: «Quantos pães tendes? Ide ver.»). Nesta parte do micro-relato temos os discípulos a pedir a Jesus que mande embora a multidão porque está a escurecer e porque precisam de comer.
A terceira cena começa no v. 39 até ao v.42 (Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verde. E sentaram-se, por grupos de cem e cinquenta. Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. Comeram até ficarem saciados). Nestes versículos encontramos o milagre propriamente dito, isto é, Jesus a tomar os pães e os peixes e de seguida a distribuir à multidão.
A quarta e última cena começa no v.43 até ao v.44 (E havia ainda doze cestos com os bocados de pão e os restos de peixe. Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens). Neste último quadro temos a intervenção do narrador para dizer unicamente que Jesus alimentou cinco mil homens e que ainda sobraram pães e peixes. No fundo a sua intenção é dar ênfase ao milagre da multiplicação.

Nenhum comentário: