23.10.08

Resumo do Evangelho de S. Marcos

I- Preparação do ministério de Jesus
O importante nesta primeira parte é o início da pregação de João Baptista proclamando um baptismo de arrependimento para a remissão dos pecados ao qual vinham de todos os lados da Judeia e de Jerusalém. Então, eram baptizados no rio Jordão.
Veio também Jesus, que foi baptizado, mas aqui apareceu a mensagem do céu que se abriu e uma voz se ouviu: "Este é o meu Filho amado, em ti me comprazo".E logo o Espírito conduziu Jesus ao deserto e aí é tentado por Satanaz.
II- O ministério de Jesus na Galileia
Esta parte, que vai dos capítulos 1-7 engloba a inauguração da pregação de Jesus com a importância da palavra: "Cumpriu-se o tempo e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho".
Depois foi a vocação e seguimento dos quatro primeiros discípulos, Simão e André, Tiago e João, seguindo-se diversos trajectos a pé ou por barco, através do mar, onde se vão desenrolando as diversas curas, ou dos espíritos malignos dos endemoninhados ou mesmo curas físicas, como da sogra de Simão, de um leproso, de um paralítico, da vocação e chamada de Levi, da oposição que é feita a Jesus pelos escribas e fariseus em relação à observância dos sábados de que Ele se serve para fazer o bem porque como Ele diz, o Filho do homem é Senhor até do sábado.
São de realçar também a instituição dos doze discípulos, Simão a quem Jesus chamou Pedro, Tiago e seu irmão João, os boanerges ou filhos do trovão, André, Filipe ,Bartolomeu, Mateus, Tiago,filho de Alfeu, Tadeu, Simão o zelota e Judas Iscariot, o que o traiu.
Segue-se o esclarecimento dos verdadeiros parentes de Jesus, o caminhar das multidões atrás dele e a sua prègação em parábolas: do semeador, da semente que germina por si só, do grão de mostarda, que Ele vai explicando depois aos discípulos.
Ocupam lugar de muito relevo o milagre do endemoninhado geraseno, a cura da hemorroissa, a ressureição da filha de Jairo, a visita à sinagoga de Nazaré onde Ele dá por cumprida a palavra de Isaias que acabara de ser lida, a incompreensão dos da sua pátria, a missão dos doze, a notícia da execução de João Baptista, o primeiro milagre da multiplcação do pães, o caminhar de Jesus sobre as águas e novas curas em Genesaré.
Termina este ministério na Galileia com a discussão sobre as tradições farisaicas e o ensinamento sobre o puro e o impuro.
III- Viagens de Jesus fora da Galileia
Começa esta terceira parte com a cura da filha de uma sírio -fenícia, a cura de um surdo-gago e a segunda multiplicação dos pães. Dos sete pães e alguns peixinhos, depois de os ter abençoado mandou que os distribuissem. Eles comeram e ficaram saciados e dos bocados que sobraram, recolheram sete cestos!
Quando os fariseus pedem um sinal do céu, Jesus responde: "Em verdade vos digo a esta geração nenhum sinal será dado".
Ao embarcarem de novo apenas levaram um pão no barco e isso preocupava os discípulos. Jesus apercebendo-se [...], então lhes disse:" Nem assim compreendeis?
Segue-se a cura de um cego em Betsaida, a profissão da fé de Pedro: "Tu és o Cristo",o primeiro anúncio da paixão e as condições para seguir Jesus: "Se alguem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. [...] aquele que se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai [...].
A transfiguração é um marco muito importante na vida de Jesus e que ,revelando-se aos três discípulos mais íntimos, ficaram atemorizados e ao mesmo tempo sem perceber o alcance das palavras vindas da nuvem: "Este é o meu Filho amado, ouvi-o".
O episódio da expulsão do espírito do epilético endemoninhado que os discípulos não conseguiram, serviu para lhes dizer: "Essa espécie não pode sair ,a não ser com oração".Dá-se então o segundo anúncio da paixão de Jesus, a discussão de quem seria o maior no seu reino,o escândolo que se pode dar com o nosso comportamento, nomeadamente aos pequeninos, o homem rico que se aproximou de Jesus que embora cumprindo os mandamentos não foi capaz de o seguir por estar preso às riquezas.
Jesus aproveita para falar do desprendimento das riquezas, faz o terceiro anúncio da paixão, respode aos filhos de Zebedeu, de que quem quer ser o maior há-de ser servidor dos outros e a cura do cego à saida de Jericó: "Rabbuni que eu possa ver novamente!" Jesus lhe disse: "Vai, a tua fé te salvou". Ele recuperou a vista e seguia-o no caminho.
IV- O mininistério de Jesus em Jerusalém
A entrada messiânica em Jerusalém com o "Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor"!Hossana no mais alto dos céus! Falava do encantamento da multidão que o recebeu.
Depois, porém, as circunstâncias se vão modificando, os vendedores expulsos do templo, os chefes dos sacerdotes e os escribas ouvindo isso, colocaram-no em causa e procuravam como o matariam pondo em questão a autoridade de Jesus
Então Ele falou da parábola dos vinhateiros homicidas, do imposto a César, da ressurreição dos mortos, do primeiro mandamento da lei, de Cristo filho e Senhor de David, do óbulo da viuva e faz um discurso escatológico:"[...]Sereis odiados por todos por causa do meu nome. Aquele porém que perseverar até ao fim, esse será savo.
Falou depois na grande tribulação de Jerusalém, na manifestação gloriosa do Filho do Homem, na parábola da figueira e no vigiar para não ser surpreendido.
V- A paixão e a ressurreição de Jesus
Começa nesta parte a conspiração final contra Jesus, Jesus vai a Betânia e aí é ungido, a traição de Judas, o anúncio desta traição, a instituição da Eucaristia, a predição da negação dePedro, a oração de Jesus em Jetsemani ,a prisão de Jesus e Jesus perante o Sinédrio.
No sinédrio, o Sumo Sacerdoteinterroga-o: És tu o Messias o Filho do Deus Bendito? Jesus respondeu: Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poderoso e vindo com as nuvens do céu. E todos o julgaram réu de morte.
Pedro o nega três vezes e Jesus é posto perante Pilatos que embora reconhecendo a sua inoçência manda-o crucificar conforme pedido da multidão incitada pelos chefes dos sacerdotes,fariseus e escribas.
Segue-se a coroação de espinhos, o caminho com a cruz para o calvário e aí é cruçificado, escarnecidoe injuriado.
A morte de Jesus ocorre à hora nona e o centurião romano que assiste,tocado pela situação, disse: "Verdadeiramente este homem era o filho de Deus".
As santas mulheres olhavam de longe e assistiram ao sepultamento e à colocação da pedra que fechara a entrada do túmulo.
Após o sábado, no primeiro dia da semana quando voltaram com aromas para ungir Jesus viram a pedra removida e um anjo de túnica branca anuncia-lhes: Ressuscitou, não está aqui mas ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que Ele vos precede na Galileia. Lá o vereis ,como vos tinha dito.

Nenhum comentário: