13.10.08

ANÁLISE DO RELATO: Lc 5,12-15

a cura de um leproso

Estava ele numa cidade, quando apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, caiu com o rosto por terra e suplicou-lhe: «Senhor, se queres, tens poder para purificar-me», ele estendeu a mão e disse: «Eu quero. Sê purificado»! E imediatamente a lepra o deixou. E ordenou-lhe que a ninguém o disse: «Vai, porém, mostrar-te ao sacerdote, e oferece por tua purificação conforme prescreveu Moisés, para que lhes sirva de prova». A notícia a seu respeito, porem, difundiu-se cada vez mais, e acorriam numerosas multidões para ouvi-lo e serem curadas de sua enfermidades. Ele, porem permanecia retirado em lugares desertos e orava.

Modalidades de Acção
A acção que aparece nesta narrativa está marcada pelos seguintes verbos: no v.12 - ”se queres tens poder” as acções são dirigidas pelo leproso; já no V.13 “eu quero” é colocado em relevo o saber e o poder de Jesus e este poder o coloca em acção no momento em que lhe é pedido pelo leproso.

Intriga
O v.12b aparece claramente como intriga de revelação, porque o leproso desta narrativa põe em relevo que Jesus tem o poder de o purificar, sabe em si mesmo que ele é o Senhor.
No V.13 encontramos uma intriga de acção, porque o leproso ao obedecer a Jesus fica com a mão curada.
Analisando os restantes versículos 14 e 15 pode-se entender que a intriga é de revelação, porque este milagre tornou-se motivo de maravilha, revelando que Jesus tem tal poder de fazer milagres.

Personagem
No v.12 encontramos quer um personagem plano e secundário, o homem leproso, quer Jesus que pertence à tipologia redonda, sendo que mostra vários traços e é o actor principal que tem o poder salvífico manifestado no v.13.
No v.14 temos o sacerdote que é o emissário e adjuvante, porque está em ajuda do leproso. Ao mesmo tempo este actor é singular. No v.15 aparece a multidão que faz parte da tipologia colectiva.
Podemos definir também Jesus como emissário e sujeito e o leproso como destinatário e objecto.
No v.12ª aparece o leproso na tipologia “Showing” porque mostra a acção presente. Na parte final do v.12b o mesmo personagem muda e faz parte da tipologia “Telling” porque pede Jesus para ser curado. No v.13 Jesus é caracterizado pelo “Telling” porque mostra que fala. No v.14 as personagens são caracterizadas pelo “Showing”. No v.13 o leproso é aquele que fica transformado e exprime um sentimento de simpatia; do mesmo modo no v.14 e 15 o sacerdote e as multidões exprimem sentimentos de simpatia.

A Focalização

A focalização externa aparece nos versículos 12 e 14, porque é aí que são descritas as personagens.
A focalização interna aparece no v.15a que é onde surgem os pensamentos causados pelos milagres. No v.15b volta a aparecer a focalização externa.

Enquadramento
O enquadramento que podemos definir é temporal. Todo o acontecimento neste relato surge no imediato. O dado espacial do relato surge primeiramente no v.12 e v.16 quando se fala de uma cidade, pertencendo a um esquema topográfico.

Velocidade do Relato
A modalidade deste relato é caracterizada pela cena, sendo que tudo acontece em tempo real. O modo de contar «é sumário», ou seja, é breve, mas a história que se conta é longa.

Nenhum comentário: