8.10.08

Mt 28,1-10 «Ressurreição de Jesus»

Mt 28,1-10 «Ressurreição de Jesus»
“1Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. 2Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. 3O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. 4Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos. 5Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, O crucificado; 6não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia 7e ide depressa dizer aos seus discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que tinha para vos dizer.» 8Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos. 9Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele. 10Jesus disse-lhes: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.»

1. Primeira aproximação: O narrador é Extradiegético. Ele, embora implicado, conta a história distanciando-se dela. Conta-a na terceira pessoa do plural e singular; é fiável.

2. Os limites do texto
Tempo: v.1 «durante a manhã do primeiro dia da semana.»
Espaço: no sepulcro e Galileia: vv.1.7.10. Galileia será lugar de encontro e de anúncio.
Personagens: Maria Madalena, outra Maria, o anjo, os guardas e Jesus.
Tema: Ressurreição de Jesus. Esta é a narração, o relato da ressurreição de Jesus, o herói da cena.
Delimitação das cenas
Primeira cena: vv.1-4 «Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos.» Segunda cena: vv.5-7 «Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, O crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que tinha para vos dizer”.» Terceira cena: v.8 «Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.» Quarta cena: v. 9-10 «Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: “Salve!” Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele. Jesus disse-lhes: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão”.»

3. A intriga ou trama
Estrutura quinária
Situação inicial: v.1 «Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro.»
Nó: vv.2-4 «Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve. Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos.»
Acção transformadora: vv.5-9 «Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, O crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que tinha para vos dizer.” Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.»
Desenlace e situação final: vv.9-10 «Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: “Salve!” Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele. Jesus disse-lhes: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.”»

4. Os personagens
Individuais: Maria Madgala, outra Maria, anjo, Jesus.
Colectivos: Os guardas
Planos: vv.3-4.8.10 «anjo, os guardas, e Maria Madgala e outra Maria.»
Redondo: vv. 5-7 – Jesus «Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, O crucificado; 6não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia 7e ide depressa dizer aos seus discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis. Eis o que tinha para vos dizer.»

Emissor: Deus; destinatário: mulheres, sujeito: Jesus; objecto: ressurreição; adjuvante: anjo; oponente: guardas. A intriga é de revelação: vv.5-7. «(…) Sei que buscais Jesus, O crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.»

Focalização
De grau zero: vv.2-3 «Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. O seu aspecto era como o de um relâmpago; e a sua túnica, branca como a neve.»
Interna e de grau zero: v.4 «Os guardas, com medo dele, puseram-se a tremer e ficaram como mortos.»
Interna e externa: v.8 «Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.»

5. O enquadramento
Espaço: simbólico – sepulcro.
Tempo: simbólico ou monumental, teológico: v.1 «ao romper do primeiro dia da semana» e tempo factual, histórico, mortal: «Terminado o sábado.»

6. Temporalidade
Pausa descritivo: vv.1-2.5-6a «Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro. Nisto, houve um grande terramoto: o anjo do Senhor, descendo do Céu, aproximou-se e removeu a pedra, sentando-se sobre ela. Mas o anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado (…) não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito.»
Cena: v.9 «Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele.»
Sumário: vv.6b.8.10 «Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. (…) as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos. Jesus disse-lhes: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.»

Nenhum comentário: