3.11.08

Analepses em Marcos

Mc 12, 35-37
Ao ensinar no templo, Jesus tomou a palavra e perguntou: «Como dizem os doutores da Lei que o Messias é filho de David? O próprio David afirmou, inspirado pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés’. O próprio David trata-o por Senhor; como é Ele seu filho?» E a grande multidão ouvia-o com agrado.
Mc 10, 2-12:
Aproximaram-se d´Ele uns fariseus e perguntaram-lhe, para o experimentar, se era ou não lícito ao marido divorciar-se da sua mulher. Ele respondeu-lhes: «O que vos ordenou Moisés?» Responderam: «Moisés mandou escrever um documento de repúdio e divorciar-se dela.» Jesus retorquiu: «Foi devido à dureza do vosso coração, que ele vos deixou esse preceito. Mas, desde o princípio da criação, Deus fê-los homem e mulher.

Mc 14,71-72:
Ele começou, então, a dizer imprecações e a jurar: «Não conheço esse homem de quem falais!» E logo cantou o galo pela segunda vez. Pedro recordou-se, então, das palavras de Jesus: «Antes de o galo cantar duas vezes, tu me terás negado três vezes.» E desatou a chorar.

Prolepses em Marcos

Mc, 1, 7-8
E proclamava: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias. Eu tenho-vos baptizado com água. Ele, porém, baptizar-vos-á no Espírito Santo".

Mc 8, 31-32:
Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias.

Mc 11, 2-3
Jesus disse-lhes: «Ide à povoação que está à vossa frente e, logo que nela entrardes, encontrareis um jumentinho preso, que ninguém montou até agora. Soltai-o e trazei-o. E se alguém vos perguntar: ‘Porque fazeis isso?’ respondei: ‘O Senhor precisa dele;’ e logo o mandará de volta.»

Nenhum comentário: