3.11.08

Analepses e prolepses em Marcos

Analepses e prolepses em Marcos


Três exemplos de analepses

Mc 7, 6-7 E ele, respondendo, disse-lhes: «Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens».

Mc 11, 17 E ensinava-os, dizendo: «Não está escrito:
A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos? Mas vós fizestes dela um covil de ladrões».

Mc 12, 29-30 Jesus respondeu: «O primeiro é:
Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças.



Três exemplos de prolepses

Mc 10, 32b-34 Tomando de novo os Doze consigo, começou a dizer-lhes o que lhe ia acontecer: «Eis que subimos a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, e eles vão condená-lo à morte e entregá-lo aos gentios. E hão de escarnecê-lo, cuspir sobre Ele, açoitá-lo e matá-lo. Mas, três dias depois, ressuscitará».

Mc 12, 6-8 Já só lhe restava um filho muito amado. Enviou-o por último, pensando: «Hão de respeitar o meu filho». Mas aqueles vinhateiros disseram uns aos outros: «Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa». Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha.

Mc 14, 8 Ela fez o que estava ao seu alcance: ungiu antecipadamente o meu corpo para a sepultura.

Nenhum comentário: