Analepses e prolepses em Marcos
Três exemplos de analepses
Mc 4, 12 A fim de que por mais que olhem, não vejam; por mais que escutem, não entendam; para que não se convertam e não sejam perdoados.
Mc 1, 2-3 Conforme esta escrito no profeta Isaías: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti a fim de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, tornai rectas suas veredas.
Mc 12, 10 Não lestes esta Escritura: «A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso e obra do Senhor; e é maravilha aos nossos olhos?».
Três exemplos de prolepses
Mc 8, 31 Começou, depois, a ensinar-lhes que o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias.
Mc 6, 41 Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos.
Mc 14, 30 E Jesus disse: «Em verdade te digo, que hoje, esta noite, antes de o galo cantar duas vezes, tu me terás negado três vezes».
3.11.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário