- Resumo: Ao aproximar-se Jesus de Jericó, encontrava-se um cego à beira do caminho a pedir esmola. O cego ao ouvir dizer que Jesus passava por ali, começou a gritar, Jesus, filho de David, tende compaixão de mim. Mas a multidão dizia-lhe, para não importunar Jesus. Por sua vez, o cego gritava ainda mais, implorando a misericórdia do Senhor. Jesus parou e pediu que lho troxessem; depois quando chegou ao pé de si, perguntou-lhe o que queria de Si, ao que o cego respondeu, que queria ver. Jesus cura-lhe então a cegueira, e depois de começar a ver, começa a glorificar a Deus e segue Jesus. A multidão vendo isto também começa a louvar o Senhor.
- Narrador: É omnisciente pois conhece todos os pormenores da história; é fiável, pois podemos confiar no narrador; não é neutral pois está sempre do lado de Jesus. Além disso o narrador é extradiegético pois não está implicado na história.
- Micro-relato: Este episódia da cura do cego de Jericó, encontra-se no Evangelho segundo São Lucas, na parte em que o narrador (São Lucas) relata a subida de Jesus a Jerusalém. Quanto ao tempo o micro-relato não nos oferece informações; quanto ao espaço é-nos dado no versículo 35 ("35Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado a pedir esmola à beira do caminho.") que se encontram na entrada para Jericó; as personagens aqui presentes são Jesus, o cego e o povo; o tema aqui tratado é a cura de uma cegueira; o genero literário é uma narração, em que se estabelece um diálogo.
11.10.08
A Cura do Cego de Jericó (Lc 18, 5-13)
"35Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado a pedir esmola à beira do caminho. 36Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era aquilo. 37Disseram-lhe que era Jesus de Nazaré que ia a passar. 38Então, bradou: «Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim!» 39Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» 40Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: 41«Que queres que te faça?» Respondeu: «Senhor, que eu veja!» 42Jesus disse-lhe: «Vê. A tua fé te salvou.» 43Naquele mesmo instante, recobrou a vista e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, ao ver isto, deu louvores a Deus."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário