11.9.08

núcleo programático

E V A N G E L H O S ***S I N Ó P T I C O S


Uma iniciação às práticas de leitura dos relatos bíblicos
Entrar no mundo do texto: a dramática da leitura. A actualidade da exegese bíblica. A importância das abordagens diacrónicas. A prioridade do texto e a incidência das metodologias sincrónicas. Na oficina do texto.

Perante a “Questão Sinóptica”: enigmas e iluminações
A origem dos Evangelhos Sinópticos nos processos de autoconsciência e construção das primeiras comunidades cristãs. Os dispositivos redaccionais e a questão sinóptica. O Documento Q e outras teorias da história da interpretação. Os Evangelhos Sinópticos e a cultura mediterrânica do séc.I.

O projecto evangélico de Marcos
O género literário “Evangelho”. Dimensão histórico-literária do relato. A arquitectura teológica da obra (Jesus e o Evangelho; a natureza, a ética e os sinais do Reino de Deus; discipulado e eclesiologia…). Exegese de textos escolhidos.

O projecto evangélico de Mateus
Dimensão histórico-literária. Estratégia teológica e catequética (Jesus Cristo; a recusa de Israel e a Igreja cristã; teologia da história; as obras e a Lei; escatologia…). Exegese de textos seleccionados.

O projecto evangélico de Lucas
Dimensão histórico-literária. O programa narrativo ao serviço de uma estratégia teológica (A construção de Jesus; A salvação: agentes e destinatários; o universalismo da salvação; o evangelho da misericórdia e da alegria…). Exegese de textos selectos.

Nenhum comentário: